Voce sabia que o mundo tem sete continentes?

Pois assim aprendem as crianças americanas na escola. Sim, o mundo é dividido entre Ásia, Europa, Austrália, África, América do Sul, América do Norte e Antártida. E tem mais. Essa divisão nasceu quando foi construído o Canal do Panamá. Ou seja, os Estados Unidos foram os responsáveis pela divisão da América entre do Sul e do Norte.

Aprendi isso durante minha aula de Inglês para o Toefl, aqui em Nova Iorque. Meu professor, americano, durante uma sessão de “speaking”, corrigiu uma aluna quando a mesma disse que Austrália se tratava de uma ilha localizada no continente da Oceânia. Austrália é um continente, afirmou ele, e assim é tratado no Toefl (um exame NORTE-AMERICANO, preciso salientar). Pronto. Estava dado início à polêmica. Foi então que ele nos contou dessa maneira como os estado-unidenses aprendem geografia na escola. 

Chegando em casa, claro, fui verificar com o menino que eu cuido de 9 anos, que está na terceira série. Bingo! Cinco continentes? Nem pensar! Isso é coisa de Olimpíadas…

Confesso que fiquei muito curiosa (e até um pouco chocada), pois no Brasil sempre aprendemos que são cinco ou no máximo seis continentes, se a Antártida for incluída. Fui pesquisar mais sobre o assunto e descobri que essa questão é muito mais polêmica do que eu poderia imaginar.

O que significa a palavra continente? De acordo com a definição mais usada, baseada somente no aspecto físico, são “grandes extensões de terras emersas, limitadas e ilhadas pelas águas dos mares e oceanos”. Então se for assim o mundo só tem 4, que seriam: América, Eurafrásia (Europa + Ásia + África), Austrália e Antártida. Bem, e as ilhas próximas à Austrália ficariam sem continente… Cade a Oceânia? (para os americanos ela já não existe mesmo…).

Aí entra em campo outra definição, política, onde seriam seis: América, África, Ásia, Europa, Oceânia e Antártida – nessa as ilhas e arquipélagos fazem parte do conjunto de países. Cinco então está mais para uma definição esportiva (de Olimpíadas mesmo) do que outra coisa.

Há ainda outras classificações, algumas em que Europa e Ásia aparecem como um único continente (a Eurásia), e a que leva em conta sete continentes mesmo, por respeitar critérios geológicos e sócio-culturais.

E é aí que entra a parte engraçada do negócio. Pesquisando em sites norte-americanos, quase todos eles apontam esta última como sendo uma “convenção mundial”, dividindo mesmo as Américas (do jeitinho que eles aprendem na escola). Raramente citam outros critérios, e quando o fazem, referem-se como sendo hipóteses levantadas em outras partes do mundo. Em Universidades reconhecidas, como a da Califórnia, geógrafos assumem a polêmica, no entanto preferem continuar dividindo as Américas em dois continentes. Alguns cientistas, como Martin W. Lewis e Kären E. Wigen, autores do livro “The Myth of Continents: A Critique of Metageography”, aceitam a hipótese de seis continentes, mas nesse caso, não são as Américas que estariam juntas em um só bloco continental, mas sim a Europa que entraria junto com a Ásia! O engraçado é que passeando por sites do mundo inteiro, a maioria do que pude perceber coloca o mundo com seis continentes, assim como fazemos no Brasil.

Bem, no Brasil o critério mais aceito (inclusive para o vestibular) é mesmo o dos seis continentes. Agora, cuidado se você for prestar o Toefl e tiver que responder alguma coisa do tipo, pois aqui, nos Estados Unidos, é muito séria essa divisão das Américas e isso fará você perder pontos. O que você pode fazer é citar que existe a polêmica pelo mundo a fora, ou deixar queto e nem falar de continentes, falar apenas de países, se for possível. Assim evita de perder tempo e pontos.

Só pra completar, preciso dizer que, durante a aula em que isso veio à tona, todos, em negrito, os outros colegas (incluindo uma menina da França, um italiano, outros sul-americanos, uma mulher da Hungria, até uma japonesa, e obviamente todos os brasileiros, ficaram inconformados. Sim, todos eles aprenderam a América como um só continente. Não é que não exista a do Norte e a do Sul, mas é que em termos de geografia, elas seriam contadas como um só.

Enfim, pesquisei imagens em vários países e achei coisas interessantes… Olha só:

Mapa direcionado às crianças, vendido nos Estados Unidos

Mapa utilizado na Austrália

Livro de fotógrafo norte-americano

Mapa utilizado na Holanda

Projeção gráfica americana

 

 

Livro utilizado na aula de geografia nos Estados Unidos

Mapa utilizado na França

Autor norte-americano. Nem no esporte o mundo deixa de ter sete continentes...

 

E você, se lembra como foi que aprendeu na escola?

About these ads

Sobre Gabriela Loschi

Gábi mora em NY, sente falta de pitangas, mas gosta de blueberries. Em 2006 pegou o diploma de jornalista e pensou: E agora, José? Saiu de estágios e passou a fazer da profissão um meio de realização pessoal e coletiva. Fez pós-graduação, trabalhou em jornais, revistas, websites, assessoria de imprensa. Um belo dia, resolveu abraçar o mundo. O que aconteceu? Depois de quebrar a coluna em um sério acidente, a ficha caiu e ela pensou: ''Opa, a vida é curta!''. Ouvindo a voz da intuição, falou tchau a tudo e a todos e embarcou para os Estados Unidos atrás do aprimoramento profissional, experiências, sonhos e... felicidade! Um dia ela volta, mas por enquanto trabalha duro como au pair, estuda, escreve, fotografa e, claro, se diverte também! Seja bem vindo a esse blog!
Esse post foi publicado em Culturas e marcado , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Voce sabia que o mundo tem sete continentes?

  1. Rafaela Marquez disse:

    Nossa Gabi, parabéns, adorei a abordagem do texto, com informação e pesquisa, em cima de uma coisa muito séria que é a maneira como os Estados Unidos querem cada vez mais mudar o mundo ao seu modo de ver. Acho muito bacana você que está aí escrever essas coisas que parecem singelas, mas dizem muito e são preocupantes. Blog maravilhoso, adorei.
    Grande beijo,
    da Rafa

  2. Ivonésio Leite de Souza disse:

    Puxa vida Gabriela, você entortou minha cabeça….Eu tinha claro essa coisa de geografia, mas agora estou confuso. Linda sua matéria e muito interessante. Achei extremamente didática e ampla. Está amparada numa pesquisa boa e bem argumentada. Pensar que os EUA enxergam o mundo do jeitão deles é muito engraçado e preocupante. Alias em geopolítica eles, os estadonudenses, estão em todos os locais. Metem o dedo em todos os lugares do planêta. Etâ povinho pretencioso. Acho que essa história de ensinar geografia é confuso em todos os lugares. Fico pensando o que fizeram da America Central nesse mapa você mostrou. A Oceania então nem se fala. Pensar que só consideram a Australia é muita pretenção. As ilhas como ficam. Acho que o que vale mais é a Geografia “Politica”, divisão por paises, por linguas, culturas, etc. Falando nisso a Africa então é uma divisão muito complexa, pois foram os paises “invasores” que acabaram dividindo o continente Africano.
    Nossa falei demais, acho que é a saudade de conversar como você pessoalmente.
    Parabéns pela linda matéria.
    Ivonésio.

  3. Giovana disse:

    Adorei o seu texto.
    Eu aprendi que eram 7 continentes também, e olha que tenho quase 40 anos.
    Agora entendi o porque a “diferença”: o símbolo das 5 argolas foi criado em 1914, as argolas representam a união dos 5 continentes (a América é vista como um só continente) e imagino que não convidaram ninguém da Antartida, já que a população permanente não daria para formar um time de futebol, e não sei se existia alguém por lá em 1914. (Com todo meu respeito a população da Antártida que deve ter uma rotina muito diferente dos outros continentes, pelas dificuldades geográficas). Outra questão é que o Canal do Panamá teve sua construção concluida em 1914, (mesmo ano do símbolo das olimpíadas) e na época as informações demoravam muito mais tempo para se tornarem conhecidas da massa.
    Obrigada por compartilhar conosco e.
    Giovana

  4. charlene disse:

    Eu na escola em Portugal tambem aprendi que so ha 6 continentes, em discuçao com um americano e que resolvi fazer uma pesquisa para saber porque ele teimava em dividir as americas em 2 continentes, em meu ver nao faz sentido dividir as americas.

  5. Giovana disse:

    Existem escolas e escolas, assim como existem professores e professores. Lembro que em 1983 a professora Magda falou em DNA e que um dia seria possivel fabricar pessoas…
    Por isso precisamos ficar atendos ao que estão ensinando para nossos filhos. Ex. A professora perguntou conte o número de vogais das palavras: …, água, o que uma criança de 6 anos vai responder? 3 , dai na 4 série vai se quebrar para entender que o “U” neste caso não é vogal…

    • Giovana disse:

      Creio que o debate aqui não é sobre a educação americana. Não sei quanto aos portugueses que nos leem mas há no Brasil, hoje 2013, livros didáticos e paradidáticos que trazem informações desatualizadas tanto em geografia como em história. Os alunos tem que decorar o
      que 1 autor fala, e não é necessário que contextualize, que veja outros livros. Ainda tem professores que usam 3 anos seguidos o mesmo conteúdo, inclusive em universidades.
      Quem já assistiu algum programa de TV sobre a Antártida, certamente ouviu o título de continente gelado.
      Quanto a questão Austrália: vocês verão que a palavra Oceania não é usada no Inglês dos EUA, a palavra Australia pode ser o pais ou o continente. Uma rápida pesquisa no google evitaria a grande confusão do debate.

      “Area 8,600,000 km2 (3,300,000 sq mi)
      Population 36 million (estimated population of Australia, Papua New Guinea, Papua, West Papua, Maluku Islands, Timor, Halmahera, etc. for 2009)
      Pop. density 4.2 /km2 (11 /sq mi)
      Demonym Australian
      Countries 3 (Australia, Papua New Guinea and portions of Indonesia)”

  6. ricardo disse:

    Eu acho que questões criadas por americanos, devem ser validas apenas lá
    se acima no próprio mapa oficial da “AUSTRALIA” confirma que australia não é continente
    já está resolvido , nenhum país vai mudar a forma , só por questões de americano
    a america é 1 continente só , se os americanos acha que é 7 problema é deles
    nenhum país vai mudar as opiniões por causa de americanos

    se americanos fosse bom em educação não estaria no ranking de 33 posição
    significa que a educação americana é pessima

    que pode ser conferida aqui:

    http://www1.folha.uol.com.br/saber/882676-brasil-fica-no-88-lugar-em-ranking-de-educacao-da-unesco.shtml

    33 Estados Unidos

  7. anderson disse:

    eu odiei o texto

  8. Alexandre Bomfim disse:

    Eh simples galera. (Fonte Wiki). Cada pais ensina de um jeito hahaha

    Mas vc tem razao Gabi, se formos analisar pelo conceito continente, nas verdade so temos 4 mesmo.

    O que me deixa mais irritado aqui em Sydney (onde ja moro a 10 anos) eh que qdo pergunto para alguem de onde ele(a) eh e eles respondem America.

    From wiki:
    Seis continentes (modelo tradicional): O modelo de seis continentes tem uma base cultural e histórica e é ensinado na América Latina e algumas partes da Europa como Espanha, Portugal, Itália, Grécia e Bélgica.

    Sete continentes: Modelo convencional que se ensina habitualmente na maioria dos países de língua inglesa e na China. O conceito Oceania é geralmente substituído pelo de continente australiano e América Central está incluída dentro do continente norte-americano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s