Tradições de Natal

Foto: Gabriela Loschi

Duas coisas: Cantar em família e comer com amigos. Dois lugares: Em casa ou na rua. Duas tradições: A música e os cookies. Alguns americanos ainda comemoram o Natal com emoção e trazem de volta a magia afastada pelo consumismo delegado à época. Participei de uma festa de Natal para familiares e amigos na semana passada, onde todos, de maneira impressionante, cantaram juntos um coro afinado e emocionado.

Emocionada fiquei eu em compartilhar meu tempo com aquelas pessoas que por mais de uma hora se dedicaram uns aos outros, cololocando sentimento em forma de versos e estrofes. A compaixão e a alegria brilhava em cada olhar; lágrimas.

Hoje à noite saí às ruas com diversas famílias e suas crianças que, com instrumentos, letras e o coração nas mãos, paravam de casa em casa cantando aquelas mesmas músicas que ouvi semana passada. Senti isso como uma serenata natalina tão, mas tão linda! E descobri que é uma tradição bem antiga americana, seguida hoje em dia por aqueles que ainda buscam a união, recebidos por cookies e ponches. Até mesmo judeus tiveram suas casas invadidas pelas notas musicais do Natal; respeito e atenção.

Noite Feliz (Silent Night), Silver Bells, The first Noel… uma atrás da outras as canções nos lembram de que o Natal veio para comemorar o nascimento de quem lutou muito pela justiça, respeito e amor. Jesus Cristo não falou que brinquedos caros dariam às crianças felicidade. Mas hoje em dia sem eles, elas choram e fazem bico. E com eles, elas agradecem ao “Papai do céu”, o Noel, por ser tão bom e lembrar que elas existem. Fico imaginando o que não passa na cabeça daquelas crianças para as quais Papai Noel não existe, a não ser nos sonhos, na esperança, nos filmes.

Que inversão de valores foi essa que está acabando com o que ainda resta de uma época que deveria ser diferente do resto do ano? Uma ocasião em que poderíamos nos presentear e desacelerar, refletir…

Árvore do Rockfeller Center em NYC

Pra mim o importante é que essa festa cristã é uma data de resgate de valores principalmente em família. E isso independeria de crenças e credos. Então porque não entramos todos no clima e tentamos resgatar os valores que ainda restam, juntar a família que ainda existe, e querer bem aquele raro amigo que ainda tem tempo para ser nosso amigo? Será que já chegamos na total ausência do acreditar que é possível? Porque vou falar a verdade, semana que vem já é dia 25 e, apesar de estar morando em Nova Iorque, onde a neve e as luzinhas iludem a frieza, os únicos momentos em que eu realmente senti o clima no ar foram esses.  

Meu desejo para este Natal é que, apesar de todo o capitalismo envolvido, agravado pela correria diária que esfria as relações e não deixa espaço para sentimentalismo, as pessoas cultivem bons sentimentos em relação a tudo o que for possível, e que consigam reencontrar a paz, a humanidade, o sentido…

Não podendo postar o vídeo que fiz dos momentos citados, à pedido da minha família americana quando cheguei, achei um vídeo no Youtube de uma família cantando uma das músicas mais emocionantes, na minha opinião. Que lhe traga inspiração! Paz, amor and I wish you a Merry Christmas!

Anúncios

Um comentário

  1. Pois é, minha filha cresceu e agora está nos EUA. Fiquei emociando de ler este post sobre o Natal. Prova que minha filha é humana e sentimental. Valorizar coisas simples e harmonia entre pessoas é lindo. Falar do aniversariante, Jesus de uma maneira genorosa e altiva é lindo. Falar da união de pessoas cantando o Natal até ecumênicamente é interessante. A experiência dela nos EUA nessa época de Natal esta sendo um marco, pois lá é o país mais capitalista do mundo e com certeza nessa época as coisas ficam intensas. Pode sentir todas essa vivências e valorizar o Espirito Natalino nas pessoas que ela está convivendo é realmente impar. FELIZ NATAL MINHA FILHA E TODOS QUE ESTÃO ACOMPANHANDO ELA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s