Brasil nas rádios norte-americanas

Em termos de meios de informação, o rádio hoje em dia tende a ser um dos últimos a ser lembrados pela maioria das pessoas. Mas, por incrível que pareça, aqui nos Estados Unidos acabo escutando muita notícia pelo sistema radiodifusor, especialmente na 93,9 FM (WNYC – New York Public Radio), pois assim já mato dois coelhos em uma tacada só: fico informada enquanto trabalho ou executo tarefas como dirigir e cozinhar e ainda treino meu Inglês.

O que tenho percebido é que o Brasil está notavelmente nos noticiários e, na grande maioria das vezes, de forma positiva. Hoje mesmo escutei a música “Carioca”, na voz de Caetano Veloso nessa mesma rádio; Garota de Ipanema e Águas de Março tocam direto; outro dia o grupo AfroReggae esteve em pauta. Especialistas americanos discutiam sobre o belo trabalho social apresentado pelo grupo – com muitas referências, claro, ao documentário Favela Rising, dirigido pelos americanos Jeff Zimbalst e Matt Mochary, sobre o trabalho de Anderson de Sá. A conversa tomou rumos de segurança pública, solução de problemas e brasileiros residentes em NY compartilhavam seus pontos de vistas por telefone.

Diariamente escuto alguma notícia sobre o Brasil, o que deve ser considerado um ponto positivo para o nosso país e para o jornalismo internacional exercido nos Estados Unidos. Isso porquê, apesar deles terem percebido que precisam noticiar mais outras nações por conta das novas potências mundiais, o jornalismo aqui ainda está longe de ter uma cobertura mais completa do planeta. Então, se estão incluindo o Brasil, é por inúmeros motivos, entre os quais ressalta-se a economia que já nos colocou como a sétima potência econômica mundial, obviamente a copa e os jogos olímpicos e, um pouco mais preocupante, o Pre-Sal. 

Inclusive nesta visita ao Brasil Obama declarou que quer nos ajudar a construir infra-estrutura para explorar essa fonte nova de petróleo, para depois poder comprar de nós.

Sei.

Vamos esperar, rezar, ou nos movimentar e fazer algo para fiscalizar certinho o que é nosso.

Anúncios

6 comentários

    • Que delícia esse seu comentário Yorrane! Fiz esse post pensando em você mesmo, pois lembrei que me pediu para escrever mais sobre como o Brasil é retratado aqui nos states. Que bom que gostou! Super beijo!

  1. Olá Gabi, tudo bem?

    Eu sou leitora do blog e quero te mandar um e-mail, mas não o encontrei em lugar nenhum. Pode me passar?

  2. Gabi.. também serei Jornalista, no final deste ano.. e serei au pair no ano que vem, se tudo der certo (e vai dar, se Deus quiser). Queria manter contato com você, adorei seu blog: isabelacataldo@hotmail.com, se possível me adicionaa.. Um abraçoo!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s